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Quais indicadores corporativos são indispensáveis?
As vendas da sua empresa vão bem? Dão resultado? Será que você está investindo em nichos rentáveis mesmo? Seus funcionários estão contribuindo para o resultado do negócio? E a gestão, tem sido eficiente? O único jeito de responder a perguntas como essas é adotar indicadores. Ou melhor, adotar os indicadores certos. E segui-los para evitar — ou consertar — problemas. “Na maioria das vezes, o empreendedor baseia-se no achismo para criar planos de ação”, diz Eduardo Bezerra, sócio-diretor da Othink Soluções Empresariais. Com a ajuda de Bezerra e de professores de diversas universidades do país*, mapeamos os indicadores mais importantes em vendas, finanças, projetos, recursos humanos e processos, para que seu negócio atinja metas e alcance um diferencial competitivo. As fórmulas apresentadas são apenas uma referência. Cada empreendedor pode adaptar as medidas à sua maneira, de acordo com o tipo de resultado que deseja obter.
ÁREA COMERCIAL
Avaliar os números relacionados aos resultados das vendas
Tíquete médio de venda
- Objetivo: analisar o aumento ou decréscimo do faturamento bruto em função dos preços praticados
- Fórmula: venda bruta / total de peças faturadas
- Unidade de medida: R$
Receita líquida
- Objetivo: mostrar o resultado do esforço de vendas após a dedução das devoluções e impostos sobre vendas
- Fórmula:
faturamento bruto – devoluções – impostos sobre vendas - Unidade de medida: R$
Margem bruta
- Objetivo: calcular o percentual de vendas em termos monetários que sobra após a empresa arcar com o custo do produto, mercadoria ou serviço vendido
- Fórmula:
(receita líquida – custo dos produtos vendidos)/vendas - Unidade de medida: %
FINANÇAS
Analisar a condição financeira da empresa
Lucro líquido
- Objetivo: determinar o lucro do negócio em determinado período
- Fórmula:
receita líquida – custos das mercadorias vendidas – gastos variáveis – gastos fixos – impostos - Unidade de medida: R$
Ebitda (Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização)
- Objetivo: mostrar a geração operacional de recursos da empresa antes de juros, impostos, depreciação e amortização
- Fórmula:
lucro líquido + despesas e receitas financeiras + IR e CSLL + depreciação e amortização - Unidade de medida: R$
Necessidade de capital de giro (NCG)
- Objetivo: monitorar o volume de recursos demandados para o funcionamento da empresa
- Fórmula:
clientes a receber + estoques – fornecedores a pagar - Unidade de medida: R$
Geração de caixa
- Objetivo: indicar o caixa gerado pela atividade operacional em um determinado período
- Fórmula:
Ebitda – variação da NCG
sendo variação da NCG = variação de clientes a receber + variação de estoques – variação de fornecedores a pagar - Unidade de medida: R$
Margem de contribuição
- Objetivo: representar o ganho obtido com a venda dos produtos que contribuirá para cobrir as despesas fixas da empresa (o cálculo pode ser feito por produto)
- Fórmula:
receita líquida – custos e despesas variáveis - Unidade de medida: R$
Prazo médio de pagamento
- Objetivo: revelar o prazo médio para pagamento dos fornecedores
- Fórmula:
(saldo de fornecedores a pagar / total de compras no período) x período - Unidade de medida: dias
Prazo médio de estoque
- Objetivo: indica o tempo médio em que a mercadoria permanece em estoque
- Fórmula:
(saldo de estoque / custo das mercadorias vendidas no período) x período - Unidade de medida: dias
Prazo médio de recebimento
- Objetivo: identificar o prazo médio em que os clientes pagam à empresa
- Fórmula:
(saldo de duplicatas a receber / total de vendas no período) x período - Unidade de medida: dias
PESSOAS
Determinar a contribuição e a motivação dos funcionários
Turnover
- Objetivo: mensurar a rotatividade dos funcionários
- Fórmula:
{[(quantidade de admissões no mês + quantidade de demissões no mês) / 2] /quantidade de funcionários no mês anterior} x 100 - Unidade de medida: %
Alcance de metas
- Objetivo: avaliar o resultado das ações direcionadas às equipes de trabalho. A mesma fórmula pode ser usada para determinar os resultados das ações de cada equipe da empresa
- Fórmula:
quantidade total de metas alcançadas /quantidade total de metas a alcançar x 100 - Unidade de medida: %
Absenteísmo
- Objetivo: medir a média de dias de faltas de funcionários ao trabalho
- Fórmula:
somatória dos dias em que os funcionários estão ausentes do trabalho / número de funcionários - Unidade de medida: dias
PROCESSOS
Demonstrar os números relacionados ao cotidiano do negócio
Reclamações
- Objetivo: analisar a percepção do cliente sobre os produtos e serviços ofertados
- Fórmula:
quantidade de reclamações / pedidos faturados - Unidade de medida: %
OTIF (on time in full : no prazo certo e na quantidade correta)
- Objetivo: medir o desempenho da entrega dos produtos e realização de serviços
- Fórmula:
(Soma da quantidade de pedidos atendidos /Soma da quantidade de pedidos previstos) x 100 - Unidade de medida: %
Produtividade
- Objetivo: analisar o nível de produtividade do negócio. Essa fórmula pode ser usada para setores comerciais ou de serviços, com a criação de indicadores de produtividade similares
- Fórmula:
quantidade de peças produzidas / quantidade de horas investidas - Unidade de medida: peça/hora
Custo operacional unitário
- Objetivo: calcular o valor para se produzir uma peça ou realizar um serviço
- Fórmula:
(custo variável + custo fixo) / quantidade produzida - Unidade de medida: R$/unidade
Despesas gerais administrativas
- Objetivo: identificar a porcentagem de gastos com as despesas de apoio para a geração de produto ou execução de um serviço
- Fórmula:
despesas administrativas / faturamento líquido - Unidade de medida: %
Despesas comerciais
- Objetivo: mensurar o quanto do faturamento da empresa está sendo gasto com as despesas comerciais
- Fórmula:
despesas comercias / faturamento líquido - Unidade de medida: %
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