![](https://www.graficamuitomaisbarata.com.br/wp-content/uploads/2021/04/www.graficamuitomaisbarata.com.br-chegou-a-vez-dos-pequenos-negocios-comp-79-1024x390.jpg)
Em uma economia globalizada e altamente competitiva como a que se instala no mundo, somente sobreviverão as organizações capazes de se adaptar rapidamente às transformações do mercado consumidor.
É preciso agilidade na tomada de decisões, que deve ser descentralizada.
Neste quadro não existe lugar para empresas gigantescas, na sua maioria lentas, ineficientes e auto-suficientes
Não apenas como fornecedores das grandes empresas, mas sim como protagonista nas relações.
É a instalação de um padrão mais eficiente para atender ao mercado.
Ser pequeno não é mais uma contingência. é uma solução.
Segundo o autor do best-seller “Megatendências”, o norte-americano John Naisbitt: “Quanto maior a economia mundial, mais poderosos são os seus protagonistas menores: as nações, empresas e indivíduos”.
Nos EUA estima-se que 90% de sua economia estejam nas mãos das micro, pequenas e médias empresas.
A “fórmula” das pequenas empresas da Nova Era
1) Aprendizagem Permanente
As organizações aprendem com os concorrentes, fornecedores, clientes, parceiros, consultores… Usam o benchmarking (imitar iniciativas bem-sucedidas das empresas líderes) como ferramenta fundamental para queimar etapas no processo de crescimento.
2) Competitividade Global
É a capacidade de competir em qualquer mercado. a qualidade de seus produtos e serviços, o atendimento e a produtividade tornam as empresas competitivas.
3) Qualidade Total
Voltada para a satisfação de seus clientes, a empresa de sucesso gerencia seus negócios pela voz do cliente. Necessidades, requisitos e expectativas dos consumidores são os combustíveis de suas transformações.
4) Pioneirismo
A empresa deve estar apta a modificar os padrões de desempenho e estabelecer uma mentalidade pioneira. a prioridade é chegar antes dos concorrentes para sobreviver às mudanças no mundo dos negócios.
5) Velocidade
Rapidez é um diferencial competitivo. Entregar o pedido antes da concorrência e solucionar imediatamente um problema detectado pelos clientes e reduzir o tempo de fabricação dos produtos/serviços, é essencial.
6) Tecnologia
A tecnologia é amplamente utilizada e permite a personalização da produção; a automação dos processos e de atendimento aos clientes. Além de diminuir o tempo de fabricação e de entrega dos pedidos.
7) Adaptabilidade
Orienta as mudanças pelas necessidades de seus clientes e de outras organizações com as quais mantém relações. Os colaboradores abandonam práticas obsoletas.
8) Tamanho reduzido
As pequenas empresas se adaptam às mudanças, porque são mais ágeis e flexíveis.
Organizações burocráticas não têm “jogo de cintura” necessário em tempo de mudanças aceleradas.
9) Excelência
O padrão de desempenho da empresa é a excelência. Procura ser, no mínimo, igual à melhor. Não se contenta com o possível, mas com o desejável.
10) Ética
Tem compromissos em relação à preservação ambiental, compete de forma leal e honra compromissos financeiros.
Impulsione Seus Negócios: consulte um especialista agora mesmo!
Fale Conosco
Saiba mais em: Matérias & Reportagens
Páginas mais visitadas:
Gráfica Muito Mais Barata – Tabela de Preços l Site Nota 10 – Criação de Sites l Lojas Virtuais l Comunicação Visual l Fotos Profissionais l Criação de Marcas de Sucesso – Criação de uma Identidade Visual Vencedora l Impulsione Seus Negócios: Matérias & Reportagens l Os Melhores Sites do Brasil: Portfólio do Site Nota 10 l Fale Conosco